Saturday, October 14, 2017

Sintomas do câncer de pele

Os sintomas do câncer de pele são normalmente lesões avermelhadas, que têm as bordas levemente aperoladas ou lesões pretas. Algumas lesões também podem apresentar descamações que não melhoram com o uso de pomadas.

Mas primeiro, vamos entender o que é o câncer de pele e por que ele aparece? O câncer de pele é um conjunto de células da pele que se prolifera de uma maneira desordenada, formando uma lesão maligna.

 

Cancer de Pele Sintomas Foto

 

Já a pele é o maior órgão do corpo humano, responsável pela troca de calor e água com o ambiente, encarregada de proteger os órgãos internos contra bactérias e de captar e enviar para o cérebro informações sobre calor, frio, dor e tato.

O câncer de pele pode ser dividido em melanoma e não melanoma. O melanoma é de baixa incidência, mas geralmente quando aparece é fatal. Ele normalmente surge como uma mancha ou pinta preta.

O não melanoma é o que mais aparece, mas felizmente não é fatal. No entanto, ele provoca grandes destruições nas estruturas da pele em que acomete, caso não seja tratado logo no início.

 

Sintomas e prevenção do câncer de pele

 

O câncer de pele tem como principal sintoma o aparecimento de uma lesão na pele que ainda não existia ou que já existia e sofreu alterações no tamanho e cor ou apresentou sangramentos.

A seguir, vamos dar mais detalhes e exemplos dessas alterações na pele e no organismo:

  • Crescimento de um sinal, pele avermelhada ou coceira;
  • Presença de nódulos palpáveis como um nódulo na mão;
  • Aparecimento de feridas que não cicatrizam na cavidade oral como língua e boca, principalmente nos fumantes;
  • Também pode ocorrer o aparecimento de hemorragias nos orifícios, como tosse com sangue ou a presença de sangue nas fezes;
  • Outro sintoma é a mudança no tamanho ou na cor de uma simples pinta, mesmo que não apresente dor ou coceira alguma.

 

Sintomas Cancer de Pele

 

Na maioria das vezes, as pessoas não percebem os sinais que aparecem na pele, acham que são feridas simples, e acabam procurando o médico especializado muito tempo depois e isso pode ser tarde demais.

Por esse motivo, é muito importante cuidar do próprio corpo e mostrar ao médico qualquer anormalidade que apareça na pele. Uma forma de conhecer o padrão de suas pintas é se observar no espelho ao menos uma vez por mês, assim como olhar as sardas e verrugas. Dessa forma, você notará assim que houver alguma mudança.

Para prevenir o câncer de pele, tome cuidado com a exposição ao sol. Evite horários de maior intensidade dos raios solares e sempre aplique o filtro solar. Também tome cuidado com feridas que demoram a cicatrizar e com pintas escuras que não existiam antes.

O câncer de pele pode ser curado, principalmente o não melanoma. Por isso, seja cuidadoso com o seu corpo.

Qualquer ferimento, caroço, mancha, marca, mudança na aparência da pele ou na textura, como cor, forma ou tamanho, exigem uma consulta ao médico, pois se for constatado câncer de pele, ele poderá ser removido brevemente sem deixar sequelas.

The post Sintomas do câncer de pele appeared first on DERMATOLOGISTA ESPECIALISTA.

No comments:

Post a Comment